Não é nenhuma novidade que hoje a tecnologia permeia praticamente todos os aspectos do dia a dia das empresas, tornando-se algo essencial para a inovação e crescimento dos negócios. Com isso, a consultoria na área da tecnologia tem se destacado como uma carreira promissora, pois muitas empresas estão buscando desenvolver, incorporar ou melhorar diferentes tipos de tecnologia para se destacar da concorrência.
E é justamente aqui que surge uma grande oportunidade para profissionais da área atuarem como consultores e consultoras, tendo a missão de coordenar esse processo para que dê certo! Logo, se você tem interesse em embarcar nesse universo desafiador e gratificante, este artigo é para você! Nele, vamos explorar o que é a consultoria em tecnologia, como se preparar para esse modelo de negócio e os benefícios de se tornar um consultor ou consultora na área.
Mas, afinal, o que é consultoria?
Sabe quando você vai ao consultório médico tratar algum problema de saúde e chegando lá você passa por um diagnóstico para receber um tratamento específico para o seu caso? Quando falamos de consultoria, a mesma lógica se aplica! Isso porque a consultoria é uma atividade na qual especialistas em determinada área oferecem conhecimento, orientação e soluções para empresas, ou clientes individuais, em questões relacionadas à sua especialização técnica.
Desta forma, profissionais que atuam com consultoria são sempre contratados para ajudar a resolver problemas ou demandas específicas de um cliente. Contudo, é importante deixar claro que o objetivo desta profissão não é “fazer o trabalho pela pessoa cliente”, mas orientá-la a como fazer isso, para que seja possível resolver o problema!